Visita ao Palácio do Freixo

​​Os participantes na visita ao Palácio do Freixo e à exposição sobre o seu restauro patente na empresa "Iperforma" tiveram ensejo de apreciar maquetas dos projectos de renovação urbanística da envolvente do Palácio, ouvindo as explicações fornecidas pelo técnico daquela empresa Sr. Daniel Fernando sobre a evolução dos trabalhos de restauro dirigidos pelo Arquitectos Fernando Távora e José Bernardo Távora.

Pelas fotografias ali expostas, da autoria de Luís Ferreira Alves,  puderam constatar o profundo estado de degradação em que se encontrava anteriomente o Palácio, e em sala anexa foi  exibido um video relativo às várias fases do restauro.

No Palácio do Freixo e sob a orientação da técnica Paula Coutinho puderam apreciar a qualidade dos trabalhos que se desenvolveram no sentido de reabilitar os espaços interiores do edifício de modo a manter-se a sua identidade, com particular destaque para os estuques e pinturas decorativas, que foram alvo de uma intervenção de grande complexidade e por esse facto de difícil execução mas cujo resultado final é meritório, revelando a perícia dos mestres estucadores e conservadores-restauradores  envolvidos.

A visita compreendeu ainda uma digressão pelo espaço exterior e jardim do Palácio.